Tomografia de coerência óptica (optical coherence tomography, OCT) é um exame para avaliação detalhada das estruturas oculares através da captação de imagens com base no princípio da reflectometria óptica da luz.
As indicações contemplam interpretação, diagnóstico e acompanhamento de patologias de todas as camadas da retina, interface vitreorretiniana, neuropatias, glaucoma e doenças do segmento anterior.
É uma ferramenta útil para estudo aprofundado e elucidativo, visto que a imagem obtida apresenta correlação direta da morfologia ocular com seus aspectos histológicos, permitindo avaliar e documentar mudanças estruturais e fazer análises quantitativas das áreas analisadas.
O exame é não invasivo, indolor e rápido. Dilatação da pupila é recomendada para melhor qualidade de aquisição da imagem.
A execução é possível com posicionamento confortável do paciente (sentado com apoio da cabeça de frente para o aparelho), adequada orientação do olhar (ponto luminoso indicando onde fixar) e minimização do movimento de cabeça e olhos.