As crianças apresentam um mundo mais restrito - não dirigem, por exemplo-, por isso pode ser mais difícil detectar precocemente os problemas oculares na infância.
A visão se desenvolve até por volta dos 7 anos, por isso algumas doenças oculares simples podem ter consequências devastadoras se ocorrerem antes desta idade e não forem corretamente diagnosticadas e tratadas.
A primeira consulta oftalmológica deve ser realizada aos 6 meses de idade - e não se preocupe com a colaboração da criança, existem técnicas e aparelhos específicos para exames em bebês e crianças menores. Não é necessário que a criança seja alfabetizada para fazer um exame oftalmológico completo.
Você sabe quais sinais indicam problemas oculares na infância?
Em crianças menores: presença de lacrimejamento frequente, intolerância à luz, estrabismo (olho torto), vermelhidão e falta de interesse ao que os rodeia.
Em crianças maiores: os sinais de alerta são dor de cabeça, coçar muito os olhos, aproximar demais os objetos para enxergá-los e esbarrar sempre em móveis, acidentalmente.
Muitas doenças oculares podem ser tratadas e apresentam excelente probabilidade de melhora se descobertas precocemente. Por isso, não deixe de levar seu filho ao oftalmologista!