CalázioCIRURGIAS

Calázio é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol, porém, ao contrário do terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios.

A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada. Essa obstrução leva à formação de um nódulo na pálpebra: o calázio.

A evolução de um calázio é muito parecida com a de um terçol. A pálpebra geralmente fica sensível, vermelha, edemaciada e quente. Em seguida, conforme a secreção sebácea permanecer presa, a inflamação levará a formação de um nódulo que caracteriza o calázio.

O diagnóstico é feito através de um simples exame da pálpebra do paciente, que ocorre no próprio consultório médico, é capaz de confirmar o diagnóstico de calázio.

O tratamento do calázio consiste em compressas mornas, porém, geralmente o tratamento evolui para a retirada cirúrgica para desobstruir a glândula.

Agende sua consulta

Cadastre seus dados que nossa equipe retornará em breve

IOC - Instituto de Olhos Continente
(48) 3206-2227
(48) 99696-6655
Rua Souza Dutra, 145, sala 706
Estreito - Florianópolis - SC
© 2021 IOC - Instituto de Olhos Continente. Todos os direitos reservados.