Quais patologias podem necessitar de transplante de córnea?
- Ceratocone
- Ceratopatia bolhosa
- Cicatrizes após infecções (herpes, etc) ou trauma ocular
- Distrofias de córnea
- Rejeição ou Falência de córnea
Quais as técnicas mais utilizadas para o transplante de córnea?
Existem basicamente 3 maneiras de se trocar uma córnea doente por uma córnea saudável transplantada.
- Transplante Penetrante de Córnea: Esta técnica é a mais simples e antiga, e ainda é a mais utilizada nos dias de hoje. Consiste na troca completa de uma córnea doente por uma córnea saudável. Apesar dos bons resultados e de poder ser indicada em quase todas as patologias, esta técnica apresenta elevado risco de rejeição quando comparada às mais modernas.
- Transplante Lamelar Anterior Profundo: Esta técnica tem sido aperfeiçoada ao longo das últimas décadas e tem apresentado resultados visuais semelhantes ao Transplante Penetrante, com a vantagem de se trocar apenas a parte superficial doente da córnea do paciente, preservando suas células endoteliais originais, e assim, reduzindo a quase zero o risco de rejeição endotelial. Indicado em casos de doença estromal como o ceratocone e distrofias de córnea.
- Transplante Endotelial ou Transplante Lamelar Posterior: Este tipo de transplante consiste na retirada da porção posterior da córnea doente (Endotélio), sendo substituído por um endotélio saudável. Com a evolução das técnicas e modernização dos equipamentos de corte da córnea doadora, resultados animadores têm mostrado equivalência dos resultados visuais com o Transplante Penetrante, com redução importante das complicações como glaucoma e falência secundária da córnea doada. É indicado principalmente em casos de falência de córnea após cirurgia de catarata e distrofias hereditárias endoteliais, como a Distrofia Endotelial de Fuchs.
Quais as complicações podem ocorrer?
- Rejeição
- Falência
- Astigmatismo irregular
- Infecção
- Sangramento
- Edema ou descolamento da retina
- Glaucoma
A cirurgia de transplante de córnea não seria possível sem a doação de milhares de córneas pelos doadores e suas famílias, para que outras pessoas possam voltar a enxergar. Seja um doador de córnea!