A Ultrassonografia ou Ecografia Ocular utiliza ondas sonoras para produzir imagens do olho e da órbita (estrutura óssea que envolve e protege o olho).
Este exame possibilita visibilidade de imagens da parte interna dos olhos, em situações impossíveis de serem avaliadas no exame de rotina. Como exemplo a catarata severa ou cicatrizes na córnea que dificultam a visualização da anatomia completa do olho.
Outras indicações incluem a investigação de tumores, corpo estranho intraocular, descolamento de retina, e alterações no vítreo (gel interno do olho) como sangramentos, processos inflamatórios ou infecciosos, e trações entre o vítreo e a retina (que podem gerar sintomas como moscas volantes).
O exame é realizado por oftalmologista experiente em ultrassonografia, e não necessita de nenhuma preparação especial. Deve ser evitado apenas em casos de perfuração ocular e tomadas medidas de desinfecção em casos que apresentam suspeita de conjuntivites ou outras infecções.
O paciente permanece com os olhos fechados na maior parte do exame e, apesar de ser um exame indolor, um colírio anestésico é utilizado para deixar o exame mais confortável para o paciente. Dilatação pupilar não é necessária.
O Ultrassom apresenta 2 partes distintas, o A-Scan que mede o comprimento do olho, e o B-Scan que permite ao oftalmologista observar a transparência da parte interna do olho. O exame tem duração estimada de 15 a 30 minutos.